Dieta / Regime



Como não sou nutricionista, e nem profissional do ramo. Resolvi compartilhar um texto que traduz o meu ponto de vista e a minha alimentação hoje. O texto é da Tatiana Zanin (Nutricionista), o link está no final.



A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é com uma reeducação alimentar. 

A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa. Preferindo frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduíches e comidas "pesadas", como feijoada, frituras e buchada de bode, por exemplo. Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, e fornecem tudo aquilo que o organismo necessita para um corpo firme e saudável.

Comer diariamente alimentos muito doces ou muito gordurosos, mesmo que em pequenas quantidades, ao final de um ano pode levar ao acúmulo de alguns quilos de gordura. E perdê-los é muito mais difícil do que ganhá-los.

Seguir dietas muito restritivas que prometem uma grande perda de peso num curto espaço de tempo não ensina o indivíduo a comer de forma saudável e favorece o efeito sanfona. Para evitar este problema, vale a pena fazer trocas inteligentes, tais como:
  • No mercado, não comprar doces e comidas gordurosas, trazendo mais frutas e alimentos saudáveis;
  • Fazer algum tipo de exercício todos os dias, o ideal é começar a praticar um esporte que goste, fazendo disso um hábito e não uma obrigação;
  • Beber mais água e menos refrigerantes, deixando-os para ocasiões especiais;
  • Antes de ir a uma festa, tomar um prato de sopa, por exemplo, assim tem-se a sensação de estômago cheio e é mais fácil resistir às "tentações"
A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro.




Na minha opinião: Alimentação Saudável significa comer alimentos que não contenham marca (nome de uma empresa - não industrializado), isso inclui os embutidos que estão sendo super consumidos sem moderação em dietas e regimes de moda (como o presunto, requeijão e etc). E que sejam perecíveis (exceto os grãos).
 


Basicamente eu dou preferência à tudo caseiro, e se tiver que ser industrializado, que seja 0% de qualquer tipo de gordura (não somente a gordura TRANS), que seja 0% sódio (ou quase isso), que não tenha açúcar ou semelhantes, e se possível seja orgânico. É claro que estas opções você encontra em lojas especializadas ou em supermercados mais caros, mas é aquele caro que sai barato sabe? No futuro não precisarei de remédios para o coração, pressão alta, diabetes e por aí vai.

* Café da manhã cedinho e completo mesmo que volte para cama para dormir novamente
 Lanche da manhã
* Almoço (sem passar do horário, mais ou menos ao meio dia)
Lanche da tarde
* Jantar (sem passar das 19h)
Lanche da noite
Ceia: Uma maçã e um copo de leite

Se você tem dificuldade de beber água, mas consegue ser disciplinado quanto aos horários da alimentação, tente tomar 300ml de água antes de cada alimentação (e lanche também), assim, ao longo do dia você terá tomado aproximadamente 2,5L de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário